
Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) aprovou nesta terça-feira (23) o pedido de envio de tropas federais para Santa Quitéria durante a eleição suplementar marcada para 26 de outubro. A requisição foi feita pela 54ª Zona Eleitoral, responsável pela região, em razão da presença de facções criminosas no município.
O caso agora segue para análise do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A presidente do TRE-CE, Maria Iraneide Moura Silva, afirmou que o tema já foi discutido com o governador Elmano de Freitas (PT).
“Eu acrescento que já entrei em contato extraoficialmente com a excelência governador Elmano de Freitas, que já adiantou a sua anuência para a requisição das Forças Armadas”, afirmou.
Santa Quitéria ficou marcada pela atuação da facção Comando Vermelho (CV) nas eleições de 2024, que resultou na cassação dos diplomas de Braguinha (PSB) e Gardel Padeiro (PP), prefeito e vice-prefeito eleitos. Segundo as investigações, o grupo auxiliou a chapa com práticas de compra de votos, incluindo a doação de drogas a eleitores e ameaças a adversários e apoiadores. Há indícios de que métodos semelhantes tenham sido usados já em 2020.