PUBLICIDADE

Tapebas celebram conclusão da demarcação física de suas terras em Caucaia

O Ceará avança na política de regularização fundiária, em sintonia com a garantia de direitos ancestrais dos povos e comunidades tradicionais. A comunidade indígena Tapeba, localizada no município de Caucaia, viveu um momento histórico nesta sexta-feira (26), com a cerimônia de conclusão da demarcação física de sua terra.

Foto: Reprodução

O evento marcou a finalização de todas as metas previstas no Acordo de Cooperação Técnica firmado em 2023 entre o Governo do Ceará, por meio do Idace e da Secretaria dos Povos Indígenas (Sepince), e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

A solenidade começou com apresentações culturais de grupos tradicionais da comunidade, como Filhas do Sol, Kunhã Itapewa, Purasi Katu e a Escola Indígena da Ponte, além do ritual do Toré, expressão maior da espiritualidade e identidade do povo Tapeba.

As falas institucionais foram abertas pelas lideranças indígenas Cacique Sérgio Tapeba, com a presença dos troncos velhos Pajé Raimunda Tapeba e Cacique Alberto Tapeba, que ressaltaram a importância de uma luta histórica de 40 anos pelo reconhecimento e garantia dos direitos do povo.

A secretária dos Povos Indígenas do Ceará, Juliana Alves (Cacika Irê), acompanhada do secretário executivo Jorge Tabajara, destacou o diferencial da atual gestão estadual.

“O Governador Elmano foi o primeiro chefe de Estado que bancou um investimento de 3,2 milhões para que o Idace avançasse nesse trabalho de demarcação, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica que já havia sido pactuado com o movimento indígena, em 2018. O próximo passo é a homologação e a desintrusão dos não-indígenas”, reforça a secretária Juliana.

O trabalho de demarcação física foi realizado por equipes do Idace, com serviços de georreferenciamento da empresa Espaço, iniciados em novembro de 2024. A conclusão desse processo é considerada um marco para a consolidação dos direitos ancestrais do povo Tapeba, fortalecendo sua autonomia e garantindo maior segurança jurídica e territorial para as atuais e futuras gerações.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir