O Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio da 12ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte, denunciou, na última sexta-feira (26), os apresentadores do Podcast “Na Lata” por crime de homofobia. Os dois homens teriam proferido expressões de cunho discriminatório contra uma jornalista da região, em edição do programa do dia 1º de setembro deste ano. O MP ainda pediu a suspensão, por seis meses, das contas do podcast mantidas no Instagram e no Youtube, além de cobrar que os dois denunciados paguem indenização por danos morais à vítima no valor de 20 salários-mínimos e de dez salários-mínimos por danos à coletividade.
A Promotoria também requereu que os denunciados sejam proibidos de entrar em contato com a vítima, e que mantenham, no mínimo, 300 metros de distância dela. Conforme as investigações, os apresentadores já teriam acusado a jornalista, sem apresentar provas, de estar recebendo dinheiro de políticos da região em troca de matérias favoráveis.
“Destaque-se, ainda, que emprego das injúrias homofóbicas ocorreram em programa transmitido em redes sociais de ampla repercussão, o que amplifica a gravidade da ofensa, pois expuseram à vítima ao escárnio público e reforçou práticas discriminatórias que alcançou um número indeterminado de usuários no Instagram”, reforçou o MPCE na denúncia.