PUBLICIDADE

II Concurso “Minha Escola Ensina Direitos” abre inscrições para estudantes do Ceará

Estão abertas as inscrições para o II Concurso “Minha Escola Ensina Direitos”, promovido pela Defensoria Pública do Ceará (DPCE). A inciativa é uma parceria com o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência do Governo do Ceará (PReVio) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (SinterOnibus).

Voltada para a educação em direitos de crianças e adolescentes, o projeto é realizado em 14 escolas municipais de cinco cidades ao longo do ano, com a participação de defensores públicos que levarão conhecimento e debates às salas de aula. O concurso incentiva os estudantes a expressarem o que aprenderam sobre temas como bullying e cyberbullying, direitos da infância, violência contra a mulher, saúde mental, direitos humanos, direito à defesa e segurança pública, além de direitos do consumidor.

II Concurso “Minha Escola Ensina Direitos” abre inscrições para estudantes do Ceará
Foto: Reprodução

A ação tem como objetivo formar líderes estudantis conscientes, capazes de multiplicar informações sobre direitos e disseminar estratégias de prevenção à violência, combatendo negligência, discriminação, exploração e opressão em suas comunidades. Os trabalhos mais destacados serão premiados com tablets, celulares, fones de ouvido Bluetooth e caixas de som.

Desde o início do ano letivo de 2025, defensoras e defensores públicos visitam mensalmente as escolas participantes para tratar de nove temáticas com adolescentes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II. Cada turma, composta por até 20 alunos, receberá certificado de formação em direitos humanos ao término do ano.

Inscrições e Categorias

As inscrições são realizadas exclusivamente online até 7 de novembro e os trabalhos devem abordar o tema central do concurso: “A Defensoria e a defesa dos nossos direitos”. O acesso às informações e as inscrições podem ser feitos no site.

O concurso contempla duas categorias. São elas: individuais, que inclui redação e desenho, e em grupo, que inclui vídeo, podcast e fotografia. Entre os critérios de avaliação estão originalidade, criatividade, uso de linguagem simples e relevância da mensagem.

Primeira edição

A primeira edição do concurso, realizada no ano passado, registrou 110 trabalhos inscritos. Na categoria Desenho, a vencedora foi Maria Gisely de Souza Silva, aluna da Escola José Lins de Albuquerque, em Itapipoca. Inspirada em um conto de fadas clássico, ela transmitiu a mensagem de que a escola deve ser um espaço livre de violência.

Na categoria Redação, o prêmio ficou com Wilkson Nascimento Costa, da Escola José Carvalho, em Fortaleza. O estudante criou uma narrativa sobre direitos com o personagem Matheus, demonstrando a importância da defesa dos próprios direitos.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir