
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) reabriu, nesta quarta-feira (1º/10), as galerias do Plenário 13 de Maio ao público. O retorno ocorre após um período de modernização da estrutura e implantação de um novo sistema de segurança, que busca garantir mais proteção e acessibilidade para parlamentares, servidores e visitantes. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PDT), durante a sessão plenária.
O espaço, que agora conta com 123 assentos, está equipado com detectores de metal e passará a contar com revista realizada por agentes de segurança, masculinos e femininos. A reabertura marca uma nova fase na integração do público ao trabalho legislativo, permitindo que qualquer cidadão acompanhe presencialmente as sessões ordinárias, extraordinárias ou solenes realizadas no plenário.
A modernização integra um pacote de medidas de segurança implementadas nos últimos meses pela Alece, que inclui câmeras com reconhecimento facial, sistema de biometria e controle automatizado de entrada e saída. Segundo o presidente Romeu Aldigueri, a iniciativa visa proteger não apenas o patrimônio público, mas, sobretudo, as pessoas.
“Esse pacote de medidas marca uma nova etapa para a Assembleia. Mais do que proteger o patrimônio público, trata-se de cuidar das pessoas que fazem parte desta Casa, unindo tecnologia, inovação e segurança para tornar a Alece mais moderna, acessível e protegida”, destacou o parlamentar.
Aldigueri também comemorou o momento, relembrando os desafios enfrentados após a pandemia e o incêndio que atingiu o plenário. Ele ressaltou a importância de tornar o acesso ao Legislativo mais eficiente e democrático, especialmente diante da grande movimentação diária na Casa.
“Temos, em média, 800 visitantes por dia. Em eventos maiores, esse número pode chegar a 2 mil ou 3 mil pessoas circulando pelos auditórios e comissões. Com o novo sistema, as pessoas poderão se cadastrar previamente online e evitar filas longas, especialmente em dias de sessões solenes”, explicou.