Eduardo Roberto Pereira é o nome do vice-campeão em Soluções em Software para Negócios da WorldSkills Brasil 2025, a etapa nacional da maior competição de habilidades profissionais do mundo. Representando o SENAI Ceará, na unidade de Juazeiro do Norte, ele acaba de conquistar o título em Brasília (DF), onde foi realizada a fase final da disputa.
“É um sentimento muito gratificante. Esta é uma conquista coletiva de todos os que estão envolvidos no processo da WorldSkills. O Ceará já é conhecido como uma potência acadêmica, com as maiores aprovações no ITA e em outros concursos públicos. Eu vejo que a WorldSkills pode ajudar a transformar o Ceará numa potência profissional”, disse Eduardo.
Mesmo com poucos meses de treino, ele conseguiu o posto de 2º melhor do Brasil em sua ocupação profissional, o que demonstra a excelência da formação dada pela instituição que o preparou. “A gente tá formando um profissional de nível internacional que a competição pede. O Eduardo representa esse avanço que temos na formação profissional, o molde do que nós colocamos no mercado com o apoio de uma equipe multidisciplinar. Nós mostramos, acima de tudo, que o Nordeste, o Ceará e o Cariri cearense têm profissionais para representar o Brasil com a garra que o país precisa”, disse Alisson Almeida Queiroz, docente treinador em Soluções em Software para Negócios.

Com 20 anos de idade, Eduardo é natural de Barbalha (CE) e entrou no mundo da Aprendizagem Industrial logo depois de concluir o Ensino Médio, em 2023. Em seguida, foi cursar Engenharia Civil na Universidade Federal do Cariri (UFCA), mas a dedicação à WorldSkills o fez tomar uma decisão importante, provisoriamente: trancar a faculdade para alcançar resultados expressivos na competição mundial de ocupações profissionais.
A trajetória de sucesso do Eduardo em competições vem ainda da educação básica. Ele já foi medalhista em várias olimpíadas brasileiras, desde o Ensino Fundamental, como a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).
Na WorldSkills, ele dividiu o pódio com os competidores de São Paulo (ouro) e Paraná (bronze), dois dos estados com maior número de medalhas na competição – isso comprova a dimensão da excelência do cearense.
“A trajetória do Eduardo é o retrato do quanto os jovens do Ceará e do Cariri, especificamente, são competentes”, comenta o gerente do SENAI Cariri, Maurício Barreira.
Além dele, o Ceará também trouxe para casa a medalha de bronze em Arte Digital 3D para Jogos, conquistada pela competidora Maria Clara dos Santos Góis, do SENAI Centro (Fortaleza), que também dividiu o pódio com São Paulo e Paraná.