PUBLICIDADE

Com foco nas queimadas e na proteção do Soldadinho-do-Araripe, simpósio reúne ambientalistas no Cariri

A Chapada do Araripe, caracterizada por suas riqueza paisagísticas, fica localizada em três Estados brasileiros: Ceará, Piauí e Pernambuco - (Foto: Ascom/Secult)
A Chapada do Araripe, caracterizada por suas riqueza paisagísticas, fica localizada em três Estados brasileiros: Ceará, Piauí e Pernambuco – (Foto: Ascom/Secult)

O Cariri se torna palco de debates ambientais nesta quinta-feira (2), com a realização do I Simpósio de Ambientalistas do Cariri, que ocorre no Auditório do Geopark Araripe. Com o tema “Turismo e Sustentabilidade Ambiental – O impacto das queimadas e a preservação do Soldadinho-do-Araripe”, o evento busca promover reflexões urgentes sobre a crise ambiental na região.

A iniciativa do Jornal dos Municípios propõe um diálogo entre pesquisadores, representantes de organizações ambientais e gestores públicos, destacando a urgência de ações para conter as queimadas que afetam o bioma local e ameaçam espécies emblemáticas, como o Soldadinho-do-Araripe — ave símbolo da Chapada e patrimônio natural da região.

Durante o simpósio, será entregue a Medalha de Honra ao Mérito “Soldadinho-do-Araripe”, em reconhecimento a iniciativas de preservação cultural e ecológica no território caririense.

Mais do que um evento, o simpósio representa um chamado coletivo para que a sustentabilidade se torne um pilar do turismo regional, e para que o equilíbrio entre desenvolvimento e conservação seja alcançado de forma colaborativa.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir