
A educação transforma sonhos em realidade e abre caminhos para um futuro mais promissor, tanto individualmente quanto para todo o Ceará. Os jovens cearenses contemplados com o programa Jovem Aprendiz, promovido pelo Governo do Ceará com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), são exemplo disso. Por meio da iniciativa, jovens entre 18 e 24 anos recebem auxílio financeiro para obter qualificação profissional e ingressar no mercado de trabalho — uma chance que amplia horizontes e inspira novas trajetórias.
Para acompanhar de forma próxima a implementação do programa, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), por meio da Coordenadoria de Promoção de Políticas de Combate à Pobreza (CPCop), realizou, nesta quarta-feira (08), uma visita ao programa Jovem Aprendiz no município de Aquiraz.
A Seplag é encarregada pela administração do Fecop, que direciona verbas aos órgãos responsáveis pela execução das ações. No caso do Jovem Aprendiz, a execução fica a cargo da Secretaria da Proteção Social (SPS). “O programa Jovem Aprendiz tem um papel muito importante, que é promover a inclusão produtiva de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, assegurando o acesso à formação técnico-profissional de qualidade e a inserção no mercado de trabalho. O papel da Seplag nessa e nas demais iniciativas financiadas pelo Fecop é gerir a execução dessas ações, acompanhar se os recursos estão sendo bem aplicados, se estão chegando a quem mais precisa e se as ações financiadas estão cumprindo as metas almejadas”, destacou a coordenadora da CPCop, Carmelita Sampaio.

Durante a visita técnica, acompanhada por sua equipe, ela dialogou com os jovens contemplados e com os profissionais envolvidos na iniciativa. Um dos beneficiados é Wednerson da Silva, que se profissionalizou através do programa e hoje atua como aprendiz em uma indústria têxtil. “Além dos conhecimentos técnicos, o programa Jovem Aprendiz também está sendo importante para o meu desenvolvimento em aspectos como comunicação e postura profissional”, contou, revelando que pretende continuar estudando e fazer um curso de nível superior.

A jovem aprendiz Lannaí Rodrigues, que obteve sua primeira oportunidade de emprego através do programa, celebra os caminhos abertos pela iniciativa do Governo do Ceará. “A falta de experiência é um dos grandes obstáculos para os jovens conquistarem o primeiro emprego. Com o programa Jovem Aprendiz, temos a chance de ingressar no mercado de trabalho e aprender na prática, desenvolvendo habilidades para construir um futuro melhor”, afirmou.
Vidas transformadas
Durante a visita, a diretora da Casa do Cidadão de Aquiraz, Íris Martins, elogiou a ação e destacou seu impacto transformador. “Temos histórias brilhantes que vieram por meio do Jovem Aprendiz em Aquiraz. Jovens que não tinham perspectiva de futuro, mas que o programa deu a eles uma direção, uma nova visão de futuro”, disse.
“O programa oferece não apenas formação técnica, mas também apoio emocional e desenvolvimento pessoal, ajudando os jovens a fortalecer a autoestima, lidar com os desafios do ambiente de trabalho e construir seus projetos de vida”, acrescentou a professora Helena Vetorazo.
Também participaram da visita o agente municipal Roberisson Bevilaqua e dois profissionais vinculados à SPS que já foram beneficiários do programa e atualmente atuam no projeto Primeiro Passo: o gerente Patrick Souza e a assistente social Natália Silva.
Saiba mais
Atualmente, o programa Jovem Aprendiz está presente em 47 municípios do Ceará, abrangendo as 14 regiões de planejamento do Estado. A iniciativa já atende mais de 4,7 mil jovens, com alta expectativa de inserção no mercado de trabalho.
Acompanhamento
Neste ano, a equipe da CPCop já realizou quatro visitas de monitoramento aos projetos que utilizam recursos do Fecop. Além do Jovem Aprendiz em Aquiraz, também foram visitadas ações em Horizonte (Cartão Mais Infância Ceará), Paraipaba (Cartão Alimentação Ceará Sem Fome) e Quixadá (Auxílio Catador). Até o encerramento de 2025, estão previstas mais duas visitas: Aratuba (Agente Jovem Ambiental) e Fortaleza (Primeiro Passo).