PUBLICIDADE

Ceará registra duas novas suspeitas de intoxicação por metanol

O Ceará voltou a registrar suspeitas de intoxicação por metanol nesta quinta-feira (09/10), após descartar seis notificações anteriores. De acordo com atualização divulgada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), dois novos casos foram registrados: um em Fortaleza e outro em Juazeiro do Norte.

No município do Cariri, a pessoa sob suspeita não resistiu e morreu. Segundo a Sesa, amostras de ambos os pacientes foram encaminhadas à Perícia Forense do Ceará (Pefoce) para análise laboratorial, que deverá confirmar ou descartar a presença da substância. As primeiras seis notificações de possível intoxicação haviam sido descartadas na quarta-feira (08/10).

A pasta explica que um caso é classificado como suspeito quando há ingestão de bebida alcoólica e o paciente apresenta alguns sintomas cerca de 12 horas após o consumo. Entre eles, embriaguez prolongada, dor abdominal, náuseas ou vômitos, dor de cabeça intensa, confusão mental e alterações visuais.

Ceará registra duas novas suspeitas de intoxicação por metanol
Foto: Divulgação/Pefoce

O metanol, substância utilizada como solvente industrial, possui alto grau de toxicidade e, ao ser metabolizado pelo fígado, gera compostos capazes de provocar danos graves ao organismo. O diagnóstico é confirmado quando, além dos sintomas compatíveis, o paciente apresenta manifestações clínicas, como coma, convulsões, perda da visão ou diminuição do nível de consciência.

A confirmação também pode ocorrer por meio de exames laboratoriais, quando são detectadas alterações específicas. Entre elas, pH sanguíneo inferior a 7,3, bicarbonato abaixo de 20 mEq/L, diferença osmolar superior a 10 ou concentração de metanol no sangue acima de 200 mg/L.

Relembre

O primeiro caso foi notificado em Quixeramobim, no dia 4 de outubro. No dia seguinte, foram registradas notificações em Caucaia e São Gonçalo do Amarante. Ainda no domingo (05/10), os dois primeiros casos foram descartados.

Na segunda-feira (06/10), foram notificadas suspeitas em Quixeramobim e Aquiraz. Simultaneamente, o caso de São Gonçalo do Amarante foi descartado. No dia 7 de outubro, a sexta notificação no Estado foi registrada em Fortaleza e o quarto caso, descartado.

Nesta quarta-feira (08/10), todos os seis casos que ainda estavam sob análise foram descartados. No entanto, na quinta-feira (09/10), outras duas notificações de casos suspeitos foram registradas.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir