PUBLICIDADE

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em Arneiroz

Prefeitura de Arneiroz poderá solicitar recursos para amenizar os efeitos causados pela seca no município cearense - (Foto: Reprodução)
Prefeitura de Arneiroz poderá solicitar recursos para amenizar os efeitos causados pela seca no município cearense – (Foto: Reprodução)

A cidade de Arneiroz, localizada na região do Inhamuns, teve a situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, através da Defesa Civil Nacional. Com este cenário, a Prefeitura do município poderá solicitar à pasta recursos para ações que possam amenizar os efeitos trazidos por essa interferência motivada por causas naturais.

A atualização do Ministério responsável por esse tipo de monitoramento ocorreu nesta segunda-feira (13/10). Além do município cearense, outras 24 cidades nos Estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo ingressaram na lista das que se encontram em situação de emergência.
 

As cidades que agora poderão receber recursos para mitigar os efeitos causados por essas interferências não foram afetadas pela mesma causa. Arneiroz, por exemplo, foi prejudicado com a seca, caracterizada pela ausência de chuva mais prolongada.

Como Arneiroz e os demais municípios poderão solicitar os recursos?

Os demais municípios foram alvos de estiagem, incêndios florestais ou fortes chuvas. Caso consigam os recursos, as Prefeituras deverão utilizar essa verba para a compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal, dormitório, dentre outros itens.

A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir