A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou o início da operação da Ferrovia Transnordestina, quase 20 anos após o início das obras. A permissão foi publicada no Diário Oficial da União da última quinta-feira (09/10).
O trecho liberado possui 679 quilômetros, ligando São Miguel do Fidalgo (PI) a Acopiara (CE), com passagem pela região oeste de Pernambuco. Segundo a Transnordestina Logística S.A. (TLSA), responsável pela construção e administração da ferrovia, a operação começará entre Bela Vista do Piauí (PI) e Iguatu (CE), totalizando aproximadamente 600 quilômetros.
A autorização vale em regime de comissionamento, etapa inicial de testes em que a via opera com carga reduzida. Durante essa fase, a ANTT estabeleceu condições técnicas específicas, como limites de velocidade, monitoramento operacional e ações educativas nas comunidades vizinhas, voltadas à segurança nos cruzamentos. De acordo com o órgão, as inspeções apontaram conformidade com os requisitos mínimos para início do tráfego, restando apenas ajustes pontuais.

Inicialmente, serão transportados grãos, algodão, minérios, gesso, gipsita e contêineres, com previsão de movimentação de até um milhão de toneladas anuais. Os trens terão duas locomotivas e 20 vagões, com velocidade máxima de 60 km/h, conforme determinação da ANTT.
Etapas do Projeto
O traçado original da Transnordestina previa uma ferrovia em formato de “T” invertido, conectando Eliseu Martins (PI) aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE). No entanto, alterações no projeto fizeram com que apenas o trecho em formato de “L” invertido, entre Eliseu Martins e o Porto do Pecém, permanecesse sob concessão da TLSA. A ligação entre Salgueiro (PE) e Suape (PE) ficou sob responsabilidade do Governo Federal.
O investimento total estimado é de R$ 15 bilhões, destinados à implantação de 1.206 quilômetros de trilhos. Desse total, 56,3% estão prontos para operação. Os 43,7% restantes seguem em diferentes estágios de execução ou ainda sem contrato firmado.
De acordo com o Governo Federal, a conclusão integral da Transnordestina está prevista para 2029. Quando finalizada, a ferrovia deverá transportar 33 milhões de toneladas por ano, volume equivalente à substituição de cerca de 400 caminhões de carga nas rodovias do Nordeste.
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