O projeto “Reisado do Sertão ao Mar”, do artista visual Negrosoousa, promove um circuito itinerante de exposições fotográficas em sete cidades cearenses: Sobral, Massapê, Senador Sá, Uruoca, Martinópole, Granja e Camocim. A iniciativa ocorre entre os dias 23 de outubro e 1º de novembro, a entrada é gratuita e mais informações podem ser consultadas nas redes sociais do artista.
A mostra é resultado de um processo de documentação que registrou a diversidade coreográfica, estética e ritualística dos grupos de Reisado do Estado. As imagens reúnem elementos que retratam a evolução dessa manifestação cultural, desde suas matrizes afro-brasileiras até suas expressões atuais.

Segundo o artista, o projeto tem o objetivo de ampliar o alcance das expressões populares e contribuir para sua preservação. “A intenção é apresentar o que ainda existe como objetos de pesquisa e de valor patrimonial valioso em nosso território. Isto é o ouro do nosso povo!”, comenta.
A ação busca fortalecer o reconhecimento do Reisado como linguagem artística viva, capaz de dialogar com políticas culturais e espaços expositivos formais. A itinerância das exposições também pretende criar rotas culturais que conectem comunidades por meio de seu patrimônio comum. A obra inclui registros de grupos de Boi e Reisado dos municípios de Sobral e Uruoca.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.