PUBLICIDADE

Ciro pede desfiliação do PDT após aproximação da sigla com o Partido dos Trabalhadores

Ciro pede desfiliação do PDT e possui convites na mesa. Nos bastidores da política, a ida do ex-ministro para o PSDB é dada como certa - (Foto: REDE ANC)
Ciro pede desfiliação do PDT e possui convites na mesa. Nos bastidores da política, a ida do ex-ministro para o PSDB é dada como certa – (Foto: REDE ANC)

Ex-ministro da República, Ciro Gomes enviou um pedido forma de desfiliação do PDT. A informação foi veiculada pela CNN Brasil. De acordo com as informações de bastidores, uma das principais razões da solicitação seria a aproximação política do PDT com o PT. Supostamente, Ciro pede desfiliação por desconfortos na ala pedetista.

De acordo com fontes ligadas ao ex-ministro, o incômodo é causado pela aproximação tanto em nível nacional como estadual. As expectativas agora giram em torno de qual será o novo rumo político de Ciro Gomes. De acordo com o presidente do PSDB no Ceará, Ozires Pontes, é “99% de certeza” de que o ninho tucano será o destino de Ciro. Paralela à essa declaração, bastidores da política cearense revelam que Ciro possui convites da Federação União Progressistas, e que sua ida para o União Brasil também é algo cogitado.

Assessoria do PDT responde sobre possível desfiliação de Ciro

A ANC buscou a posição oficial do PDT no Ceará. Em nota, a assessoria do Partido Democrático Trabalhista afirmou que não ocorreu nenhum pedido de desfiliação, tampouco um comunicado oficial junto ao partido. “Tudo que estamos sabendo é através da imprensa. Até o momento, não nos chegou nada de oficial”, diz um trecho da resposta.

Mesmo que já tenha efetuado declarações públicas de que não seria mais candidato a nenhum cargo eletivo, comenta-se de que Ciro Gomes cogita concorrer ao Governo do Estado do Ceará contra o atual governador Elmano de Freitas (PT), sendo a principal aposta da oposição.

O movimento de Ciro ocorre em um cenário de redefinição de forças dentro do cenário político cearense, marcado pela consolidação do grupo governista liderado pelo ministro Camilo Santana e pelo governador Elmano de Freitas. A saída do PDT, partido com o qual manteve uma longa trajetória, tem sido vista pelos analistas políticos não só como um rompimento institucional, mas também um reposicionamento estratégico diante do novo equilíbrio de poder no Estado.

Especialistas avaliam que a eventual ida de Ciro para o PSDB pode representar uma tentativa de reconstruir uma frente mais ampla de Centro-Direita no Ceará.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir