A CAIXA Cultural Fortaleza promove, nos dias 21 e 22 de outubro, às 14h, a oficina “Introdução ao Couro”, uma vivência gratuita que convida o público a aprender as tradições e técnicas do artesanato em couro, um dos símbolos mais fortes da cultura nordestina.
Durante dois encontros, os participantes terão a oportunidade de conhecer o manejo, o corte e a costura do couro e confeccionar suas próprias peças artesanais. A atividade é aberta ao público a partir de 16 anos e conta com 20 vagas disponíveis.
A oficina será conduzida por Francisco Luciano de Andrade Filho, artesão e engenheiro agrônomo natural de Paramoti (CE). Neto e filho de vaqueiros, Luciano cresceu imerso na cultura sertaneja e aprendeu desde cedo o trabalho com o couro, aprimorando-se com o Mestre Chico Belo, homenageado na mostra.
“Luciano nasceu no universo vaqueiro e sempre teve o couro como parte da vida. Mesmo sendo engenheiro agrônomo, ele se reconhece como artesão — alguém que traduz no fazer manual o sentimento do sertão”, afirma Thyago Belo, filho do Mestre.
A atividade integra a programação do projeto “Vivências do couro cearense: possibilidades de inclusão, arte e criação”, que celebra os 60 anos de ofício do Mestre Chico Belo. A mostra fica em cartaz até 16 de novembro de 2025, na CAIXA Cultural Fortaleza.