
Mandados foram cumpridos no Rio de Janeiro; investigação apura desvio de recursos de escola pública no Crato (CE), na região do Cariri
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (22/10), a Operação Clean Code, que investiga crimes de lavagem de dinheiro, invasão de dispositivo informático, associação criminosa e fraude eletrônica. A ação tem como um dos focos a região do Cariri, no sul do Ceará, onde foi identificado um suposto esquema de desvio de recursos públicos federais.
Durante a operação, foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão no estado do Rio de Janeiro, em locais ligados a um dos investigados. O homem é suspeito de envolvimento no desvio de verbas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), destinadas a uma unidade escolar do município do Crato, no Cariri cearense.
Segundo as investigações, os responsáveis teriam se associado para praticar fraudes bancárias digitais, realizando transferências remotas de valores pertencentes a contas públicas por meio de dispositivos móveis.
A Polícia Federal também identificou movimentações financeiras suspeitas e indícios de lavagem de dinheiro, com o uso de contas de terceiros para disfarçar a origem dos valores desviados. Parte dos recursos teria sido transferida em cadeia, dificultando o rastreamento.
A operação continua em andamento, com análise dos materiais apreendidos e rastreamento das transações financeiras. A Polícia Federal reforçou que o objetivo é combater crimes cibernéticos e desvios de recursos públicos que afetam diretamente a educação e a gestão pública na região do Cariri.