PUBLICIDADE

Número de servidores do Ceará cresce 6,6% em 2024, aponta levantamento

O número de pessoas ocupadas na administração direta estadual cresceu 6,6% em 2024, segundo dados da pesquisa Estadic 2024. Ao todo, o Estado contabilizou 86.633 servidores, contra 81.245 em 2023. A maior parte do quadro é composta por funcionários estatutários (75,6%). Já os trabalhadores sem vínculo permanente aumentaram 19,1% em relação ao ano anterior.

A pesquisa também destacou que a gestão estadual manteve estrutura de controle interno, reforçando a transparência e o acompanhamento das ações públicas.

Habitação e políticas sociais

No campo da habitação, o governo informou a execução de programas de construção de unidades habitacionais e concessão de aluguel social. Já na área da promoção da igualdade racial, o Ceará declarou possuir estrutura organizacional para registrar e acompanhar denúncias de violações de direitos étnico-raciais. Essa rede é composta por ouvidorias, conselhos e serviços de assistência jurídica.

Além disso, o Estado conta com uma secretaria exclusiva para tratar de políticas de promoção da igualdade racial e enfrentamento ao racismo, além de programas voltados à valorização da cultura afro-brasileira, indígena e à educação para relações étnico-raciais.

Tecnologia, inclusão digital e atendimento ao cidadão

O governo estadual mantém estrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), com centro de processamento de dados e desenvolvimento de softwares próprios. O site institucional também é adaptado para dispositivos móveis e oferece serviços como emissão de boletos e guias de pagamento online.

O Ceará também adota políticas de inclusão digital, com destaque para o acesso à internet em escolas públicas e pontos de wi-fi gratuito em áreas urbanas.

Outras ações

Entre as iniciativas relatadas, estão o bilhete único para transporte público e programas de capacitação para o empreendedorismo digital.

A pesquisa ainda aponta que o Estado segue executando programas voltados aos povos ciganos, especialmente na área de assistência social.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir