PUBLICIDADE

Polícia Civil prende suspeito ligado a grupo criminoso que expulsava famílias no José Walter

A Polícia Civil do Ceará (PCCE) prendeu em flagrante, nesta segunda-feira (3), um homem de 39 anos suspeito de participar de um grupo criminoso envolvido no deslocamento forçado de famílias em um residencial do bairro José Walter, em Fortaleza. A captura ocorreu no município de Jaguaretama, no interior do Estado.

De acordo com as investigações da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), o suspeito já possuía antecedentes por homicídio, porte e posse irregular de arma de fogo, roubo, disparo em via pública e envolvimento com organização criminosa. A prisão contou com apoio do Departamento de Inteligência Policial (DIP) e da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Com essa ação, já são 33 prisões realizadas entre agosto e outubro deste ano relacionadas a casos de deslocamento forçado — prática criminosa que ocorre quando moradores são obrigados a deixar suas casas por facções. No mesmo período, a SSPDS também cumpriu 39 mandados de busca e apreensão e mantém 21 investigações em andamento.

Operações e monitoramento

A SSPDS reforça o combate a esse tipo de crime por meio de diferentes frentes. A Polícia Militar, através do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac), faz o mapeamento de imóveis atingidos por ameaças e reocupações ilegais. Em alguns casos, suspeitos chegaram a ser presos por venderem casas de forma irregular.

Desde o dia 20 de outubro, está em curso a Operação Opus, coordenada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), com o objetivo de coibir crimes e desarticular grupos criminosos ligados a deslocamentos forçados. As ações, concentradas inicialmente no bairro José Walter, já resultaram na prisão de oito pessoas em apenas 15 dias.

Denúncias

A população pode colaborar com as investigações de forma anônima. As denúncias podem ser feitas pelo número 181 (Disque-Denúncia da SSPDS), pelo WhatsApp (85) 3101-0181 ou pelo site disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br. O sigilo das informações é garantido.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir