PUBLICIDADE

Alece aprova moção de apoio à presidente do STM

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou, nesta quarta-feira (05/11), requerimento de autoria do presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB), com moção de apoio à ministra Maria Elizabeth Rocha, presidente do Superior Tribunal Militar (STM), em razão das críticas proferidas pelo ministro Carlos Augusto Amaral Oliveira.

No documento, Aldigueri destaca a importância do discurso da ministra Maria Elizabeth Rocha, feito em 25 de outubro, durante um ato inter-religioso que lembrou os 50 anos do assassinato do jornalista Vladimir Herzog. Na ocasião, a ministra pediu perdão, em nome da Justiça Militar brasileira, às vítimas da Ditadura Militar. Para o presidente da Alece, o discurso representa “um gesto histórico de altivez, maturidade institucional e compromisso republicano com a memória e a verdade, para que não se repitam abusos como os cometidos durante o regime de exceção”.

O parlamentar afirma ainda que a postura da presidente do STM, longe de merecer qualquer censura, simboliza um avanço democrático e civilizatório, reforçando a importância de o Estado brasileiro reconhecer sua responsabilidade histórica diante dos cidadãos e cidadãs que sofreram com a repressão, a censura e a tortura.

Para Aldigueri, a violência institucional de gênero não pode ser normalizada, tolerada ou banalizada. “Ao expressar nosso apoio à ministra Maria Elizabeth Rocha, homenageamos também todas as mulheres brasileiras que enfrentam, diariamente, o desafio de ocupar espaços de poder com ética, coragem e compromisso público”, destacou o presidente da Alece.

As deputadas Larissa Gaspar, Jô Farias, os deputados Salmito Filho e Júlio César Filho defenderam a moção de apoio à ministra.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir