A cerimônia de filiação do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, ao União Brasil foi realizada nesta quarta-feira (5), em Brasília. Estiveram presentes o ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PSDB), o governador de Goiás Ronaldo Caiado (União Brasil), o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), o presidente estadual da sigla no Ceará Capitão Wagner (União Brasil), o ex-prefeito de Fortaleza José Sarto (PDT), o deputado estadual Filipe Mota (PL) e o ex-deputado estadual Soldado Noelio (sem partido).
Roberto Cláudio deixou o PDT para se filiar ao União Brasil. O partido informou que o ingresso do ex-prefeito ocorre no contexto de reorganização de seus quadros no estado.
Em entrevista exclusiva à Rede ANC, Roberto Cláudio afirmou que a definição do nome da oposição para a disputa ao Governo do Ceará, em 2026, será tomada apenas no próximo ano.
“Essa definição dentro da oposição a gente vai deixar para o próximo ano. A gente tem hoje o nome mais forte para qualquer disputa eleitoral no Estado do Ceará na oposição, que é o Ciro”, declarou.
O ex-prefeito também disse que uma eventual candidatura de Ciro Gomes pode reunir diferentes grupos políticos.
“Se o Ciro sinalizar que deseja ser pré-candidato, ele une toda a oposição e pode atrair setores que hoje fazem parte da base do governo”, afirmou.
Roberto Cláudio destacou que o momento atual é de organização interna dos partidos oposicionistas.
“Estamos focados em consolidar essa coesão e em aprofundar o debate sobre os problemas do Ceará, como segurança pública, saúde e geração de emprego e renda, especialmente no interior”, disse.
Durante o evento, as lideranças presentes destacaram a trajetória política de Roberto Cláudio, que foi prefeito de Fortaleza por dois mandatos. Não houve anúncio oficial de pré-candidaturas ou definição de chapas para as eleições de 2026.


