Com 27% de abstenção, o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 também registrou 3.240 eliminações por irregularidades. Em relação ao histórico recente, o percentual de faltosos ficou próximo ao registrado em 2024, quando a taxa foi de 26,6%. Nos dois anos anteriores, os índices foram um pouco mais altos: 28,1% em 2023 e 28,3% em 2022.
As eliminações, segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, ocorreram por motivos variados. Entre eles, o descumprimento de orientações dos fiscais, uso de materiais impressos, saída não autorizada da sala, porte de equipamentos eletrônicos e retirada do caderno de questões antes dos 30 minutos finais da aplicação.
Realizado nesse domingo (09/11), o exame foi aplicado em 1.805 municípios de todo o país, contando com o envolvimento de mais de 300 mil pessoas nas equipes de apoio e fiscalização. A divulgação do gabarito oficial está prevista para quinta-feira (13/11).

A Prova
Durante a primeira etapa, os participantes responderam a 90 questões de múltipla escolha nas áreas de linguagens, ciências humanas e suas tecnologias. Nesse quesito são incluídas as disciplinas de português, literatura, inglês ou espanhol, história, geografia, filosofia, sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação, além da redação.
Neste ano, o tema proposto na prova de redação tratou das perspectivas sobre o envelhecimento na sociedade brasileira. Na avaliação do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, a prova foi “linda” e “maravilhosa”, mantendo o alinhamento com as habilidades previstas nas referências curriculares.
Cronograma
O segundo dia do exame será aplicado no próximo domingo (16/11), com questões de ciências da natureza e matemática. Quanto aos casos de reaplicação, o ministro informou que as novas provas ocorrerão nos dias 16 e 17 de dezembro. Estão incluídos nesse grupo estudantes das cidades paranaenses atingidas por um tornado.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


