
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, participará da COP30, em Belém, na próxima terça-feira (11/11), integrando três painéis temáticos. Na “Sessão de Alto Nível sobre o combate ao calor: Mutirão Contra o Calor Extremo”, ele representará as cidades da América Latina, abordando as experiências da Capital cearense no enfrentamento ao aumento das temperaturas e ao efeito das ilhas de calor.
Na ocasião, o gestor municipal lançará o Observatório dos Riscos Climáticos de Fortaleza, uma rede de sensores meteorológicos que monitora em tempo real a sensação térmica e outros indicadores ambientais nas áreas periféricas. As informações irão orientar projetos de mitigação do calor urbano, além de ações preventivas contra inundações.
O Observatório conta com o apoio da Parceria para Cidades Saudáveis (PHC), uma iniciativa apoiada pela Bloomberg Philanthropies, em cooperação com a OMS e a organização global de saúde Vital Strategies. O suporte incluiu a aquisição de dez sensores meteorológicos que fornecem dados em tempo real das áreas periféricas de Fortaleza, consultoria técnica sobre integração e inteligência de dados do observatório, além de intercâmbio entre cidades parceiras, participação em capacitações e eventos.
Neste painel, Evandro Leitão dividirá a mesa com a diretora-executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Inger Andersen, com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, a prefeita de Adelaide (Austrália), Jane Lomax-Smith, além do ministro do Meio Ambiente da Somália, Bashir Jama, e do ministro de Mudanças Climáticas de Gana, Seidu Issifu.
Além do Observatório dos Riscos Climáticos de Fortaleza, Evandro Leitão também apresentará ações sobre a expansão das áreas verdes na proposta de revisão do Plano Diretor, ampliando corredores ecológicos, parques e zonas de preservação, e destacará iniciativas climáticas integradas às áreas de Educação e Saúde do município.
A convite do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o prefeito de Fortaleza participará, ao lado da ministra Marina Silva e do ministro das Cidades, Jader Filho, da Sessão Ministerial de Alto Nível sobre Gerenciamento de Resíduos e Economia Circular. Neste painel, será proposta a assinatura de um pacto voltado ao Projeto de Biometano de Resíduos Sólidos nos municípios, promovendo o uso do biometano produzido em aterros sanitários, convertendo resíduos sólidos em energia limpa e colaborando com as metas nacionais de descarbonização.
Também faz parte da programação do prefeito de Fortaleza na COP30 a participação no painel “Cidades em Rede: Administrações municipais de cidades membros da C40 debatem estratégias para acelerar e escalar a implementação climática”. O encontro é promovido pela Prefeitura de Fortaleza, em cooperação com a C40 Cities, e contará com a presença da secretária de Meio Ambiente e Clima do Rio de Janeiro, Tainá de Paula, do secretário de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, João Vicente Leitão, do diretor do Departamento de Meio Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, Mauricio Guerra, e da analista de Planejamento e Gestão do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan), Dalila Menezes.
Sobre a Parceria para Cidades Saudáveis
A Parceria para Cidades Saudáveis é uma reconhecida rede internacional que reúne mais de 70 cidades comprometidas em salvar vidas por meio da prevenção de doenças não transmissíveis (DNTs) e lesões. Apoiada pela Bloomberg Philanthropies, em parceria com a OMS e a Vital Strategies, a iniciativa permite que cidades de todo o mundo implementem políticas públicas e ações de alto impacto para reduzir DNTs e ferimentos graves em suas comunidades. Para mais informações, acesse o site.


