
Através do Centro de Apoio Operacional da Educação, o Ministério Público do Estado do Ceará , promoveu uma capacitação para o projeto “Conexões Pacíficas”. A atividade ocorreu na sede da Secretaria dos Direitos Humanos e contou com a participação de Socorro França, titular da pasta. A iniciativa reuniu conselheiros municipais de educação ligados ao programa, reafirmando o compromisso público de implementar a cultura de paz, a mediação de conflitos e práticas de justiça restaurativa nas escolas públicas do Ceará.
Além de Socorro França, outras autoridades puderam contribuir com as atividades do evento: Elizabeth Almeida, procuradora de Justiça; e a coordenadora da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Ceará, Alekssandra Cavalcante.
Programação da atividade de Cultura de Paz
O encontro foi conduzido pelo presidente do Instituto Terre des Hommes Brasil, Renato Pedrosa, que apresentou estratégias e propostas para combater a violência dentro dos ambientes escolares.
A diretora da Escola Matias Beck, Virgínia Vilagran, também participou, compartilhando a experiência da unidade de ensino, considerada referência em práticas de justiça restaurativa.
No decorrer da agenda também foi realizada uma oficina com Nádia de Paula, coordenadora de Justiça Restaurativa, Mediação e Cultura de Paz da Sedih, que explicou metodologias e técnicas de mediação de conflitos que os conselhos municipais poderão aplicar em seus planos de ação.


