Uma rinha de pássaros foi interrompida pela Polícia Militar neste domingo (16/11), em Barbalha. A ação ocorreu no Sítio Mata dos Dudas, onde equipes do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) resgataram 30 canários-da-terra, espécie que pode alcançar até R$ 90 mil no comércio ilegal.
Na sequência da operação, três homens, um de 39 anos e dois de 66, foram encaminhados à delegacia do município. Eles assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por maus-tratos, com base no artigo 32 da Lei nº 9.605/1998, que prevê detenção de três meses a um ano, além de multa.

A investigação teve início após uma denúncia anônima apontar a realização da rinha e a criação ilegal das aves. Ao seguir até o endereço indicado, a equipe percebeu intensa movimentação de motocicletas e avançou por uma trilha que dava acesso a uma área de mata, onde a rinha estava em andamento. Parte dos envolvidos fugiu ao notar a chegada dos policiais.
Entre os materiais encontrados, estavam 16 caixas de transporte e duas gaiolas utilizadas na atividade. As aves recolhidas foram levadas à ONG BiodiverSe, onde passarão por atendimento veterinário, triagem e cuidados de reabilitação até que possam retornar ao habitat natural.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


