O Ministério da Educação (MEC) informou, neste domingo (16/11), que a edição de 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou presença aproximada de 70% dos participantes ao longo dos dois dias de aplicação. A etapa final reuniu 90 questões das áreas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Durante coletiva de imprensa, o ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, apresentaram os números atualizados. De acordo com a pasta, a aplicação da última prova ocorreu sem registros de incidentes graves.

No segundo dia de avaliação, cerca de 1,7 mil candidatos foram retirados da prova devido ao descumprimento de normas previstas no edital. O Enem deste ano contabilizou mais de 3,9 milhões de inscritos, representando aumento de 11% em relação a 2024 e de 38% quando comparado a 2022.
Segundo o balanço apresentado pelo MEC, a edição deste ano mobilizou 585 mil profissionais em 1.805 municípios, distribuídos em 12 mil locais de prova e 165 mil salas. Entre as medidas implementadas, se destacaram o uso de detectores de metal, o aumento do número de fiscais e a adoção dos testlets, que é uma metodologia que agrupa questões variada relacionadas ao mesmo texto-base. Além disso, quase 100 mil inscritos participam do exame com o objetivo de obter certificação do ensino médio.
O gabarito oficial será divulgado em 20 de novembro. Já a reaplicação ocorrerá em 16 e 17 de dezembro, destinada aos candidatos que enfrentaram problemas logísticos. Os pedidos para participar dessa etapa deverão ser realizados entre 17 e 21 de novembro.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


