A Assembleia Legislativa do Ceará realizou uma sessão solene para destacar o Dia Nacional dos Vereadores, celebrado anualmente no dia 1º de outubro. A comemoração feita pela Casa Legislativa, no entanto, foi sediada no auditório Murilo Aguiar, nesta terça-feira (18/11). A proposta atendeu a um pedido do presidente da Casa, Romeu Aldigueri (PSB), e contou com o apoio dos deputados Stuart Castro, Davi de Raimundão, Carmelo Bolsonaro, Antônio Henrique e Sérgio Aguiar.
Para Aldigueri, essa iniciativa tem a intenção de reconhecer publicamente a atuação dos 2.190 vereadores cearenses, que fazem o trabalho direto com as comunidades e que precisam receber a visibilidade proporcional às suas responsabilidades. “A homenagem proposta simboliza o respeito desta Casa Legislativa aos parlamentares municipais, reforçando os laços institucionais entre os diversos níveis de representação política e fortalecendo a cooperação federativa. É uma oportunidade de reafirmar a importância do Poder Legislativo”, reforçou.
Ver essa foto no Instagram
Criação de espaço para os vereadores
A Assembleia Legislativa também inaugurou o “Edil”, o Escritório de Desenvolvimento Institucional do Legislativo. Com um espaço inovador, a estrutura disponível nas dependências da Alece está voltado à promoção da cooperação e troca de experiências entre os legisladores do Ceará. De acordo com Aldigueri (PSB), a Casa passa a oferecer mais conhecimento, parceria e colaboração para o trabalho dos 2.190 vereadores e vereadoras do Ceará, das mais diversas correntes política e ideológicas.
“Espero que outras Assembleia Legislativas espalhadas pelo Brasil também possam fazer. Nós queremos integrar e usar nossa expertise a favor do vereador e da vereadora. Aqui no Edil, os parlamentares municipais vão encontrar um escritório de apoio, acolhimento e integração quando vierem para Fortaleza. Vamos fortalecer e melhorar as condições de trabalho para que os vereadores atendam a demanda da população de seu município”, afirmou.
Curiosidade
O nome do novo escritório faz referência a um termo formal e mais antigo usado para se referir a membros do Poder Legislativo municipal. A palavra “Edil” vem do latim aedilis, que era um cargo público na Roma Antiga responsável por obras, mercados e manutenção da cidade.
Com o tempo, o termo “Edil” passou a ser usado no Brasil como sinônimo de vereador, principalmente em textos jornalísticos, jurídicos ou mais formais.
Ver essa foto no Instagram


