PUBLICIDADE

Polo Automotivo do Ceará ganha destaque no Salão Internacional do Automóvel

O Polo Automotivo do Ceará é um dos destaques da edição deste ano do Salão Internacional do Automóvel. Único estado brasileiro presente no evento, o Governo do Ceará participa com um estande próprio, por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). A mostra abre ao público neste sábado (22) e segue até domingo (30), no Distrito de Anhembi, em São Paulo.

O governador Elmano de Freitas ressaltou a importância estratégica da participação cearense. “O Ceará é o único estado do Brasil presente no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, um evento que é referência internacional para o segmento. É uma vitrine para atrair novas montadoras para o Polo Automotivo do Ceará, o primeiro multimarcas do país. A ideia é fortalecer a cadeia produtiva e gerar ainda mais emprego e renda para os cearenses”, afirmou.

Para o presidente da Adece, Danilo Serpa, a presença no evento amplia as oportunidades de negócios. “Queremos não apenas atrair novas montadoras, mas também levar ao Ceará empresas do segmento automotivo que complementem a cadeia produtiva. Nossa participação reforça o potencial do estado e abre portas para novos investimentos”, destacou.

Polo Automotivo e Planta PACE

Anunciado em agosto de 2024, o Polo Automotivo do Ceará será instalado na antiga fábrica da Troller, em Horizonte. O projeto prevê investimento inicial de R$ 400 milhões e potencial para gerar até 9 mil empregos quando estiver em plena operação.

O empreendimento tem como âncora a Planta Automotiva do Ceará (PACE), fundada pela Comexport — maior empresa brasileira de comércio exterior e supply chain — que já trabalha com marcas como Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, GM, Toyota, Higer, Chery, Volkswagen e Porsche.

Primeiro Chevrolet produzido no Ceará

Entre as atrações do estande cearense no Salão, está o Chevrolet Spark EUV, que será o primeiro veículo montado na Planta Automotiva do Ceará. O anúncio foi realizado em setembro de 2025 pela General Motors (GM).

Na fase inicial, a produção ocorrerá no modelo SKD (Semi Knocked-Down), no qual os veículos chegam parcialmente montados em kits. A expectativa é que, futuramente, o modelo seja fabricado integralmente no país. A GM projeta a produção de 8.800 unidades do Spark em 2026, além do desenvolvimento de novos modelos.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir