PUBLICIDADE

Luís Gastão destaca importância dos 190 anos da Assembleia e defende equilíbrio no debate público

O deputado federal Luiz Gastão (PSD-CE) afirmou, nesta segunda-feira (24), durante a sessão solene em homenagem aos 190 anos da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), que o país precisa de “equilíbrio e pacificação” diante das tensões políticas e decisões judiciais recentes que têm repercussão nacional.

Ao comentar a violação da tornozeleira eletrônica pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, o parlamentar defendeu cautela na interpretação dos fatos e alertou contra conclusões precipitadas. “Acho que nós temos que ter cuidado com relação a essas ações. Presumir que uma vigília poderia ser um momento para uma fuga é extrapolar demais. Foi um erro, ninguém discute isso, mas não vejo relação com tentativa de fuga”, disse.

Segundo Gastão, ainda que a violação do equipamento seja um fato grave, as informações disponíveis apontam para falha e não para intenção de descumprir medidas judiciais. “Se ele quisesse fugir, era só cortar o lacre e deixar a tornozeleira fixa. Qualquer dano ali geraria registro. Não estou defendendo ele, não faço juízo de valor, mas toda ação corresponde a uma reação. E acho que o país precisa, antes de qualquer coisa, de pacificação”, completou.

Pautas legislativas devem avançar ainda este ano

Durante a sessão, o deputado comentou também o andamento de projetos relevantes na Câmara dos Deputados e demonstrou otimismo quanto à votação de matérias importantes ainda em 2025. Ele destacou o avanço das negociações para aprovação do Novo Estatuto do Menor Aprendiz, relatado pela deputada Flávia Morais (PDT-GO).

“Entre hoje e amanhã, devemos conseguir um grande acordo para votar a lei do menor aprendiz. Estamos ajudando na articulação e, se Deus quiser, essa semana será votado”, afirmou.

Gastão citou ainda outros temas em tramitação, como o projeto sobre dosimetria de multas, que deve ser analisado na semana seguinte, e o relatório que ele próprio elabora sobre alternativas para o Projeto de Lei da escala 6×1, com foco na redução da jornada e na melhoria da qualidade de vida do trabalhador.

“Até o final da semana, devo concluir o relatório para buscar alternativas para diminuir a jornada e dar mais conforto ao trabalhador. A ideia é normatizar não só a jornada, mas as escalas de trabalho, garantindo mais dignidade e permitindo mais tempo livre para estar com a família”, explicou o deputado.

Homenagem à Alece: “A Casa do povo cearense”

Sobre a homenagem aos 190 anos da Assembleia Legislativa do Ceará, Gastão afirmou que, mesmo nunca tendo sido deputado estadual, reconhece profundamente o papel da instituição na vida política cearense.

“Estou tendo minha primeira experiência parlamentar na Câmara Federal, mas posso dizer que tem sido extremamente rica. Reconheço que o Parlamento é a casa onde toda a população e todas as correntes devem ser ouvidas”, afirmou.

Para o deputado, a Alece traduz, no plano estadual, o mesmo espírito plural e democrático encontrado no Congresso Nacional.

“Fortalecer os parlamentos é fundamental. A Assembleia representa isso no Ceará: a casa onde todos os cearenses estão representados. Ver a Alece com 190 anos, se modernizando e continuando sendo a Casa do Povo, é extremamente importante”, destacou.

Gastão encerrou ressaltando que o voto parlamentar é sempre resultado do consenso possível entre diferentes visões. “O painel não vota só a direita ou a esquerda; vota o consenso da Casa e dos brasileiros que estão sendo representados ali.”

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir