PUBLICIDADE

Deputada dá início às articulações sobre “Tarifa Zero”

Caucaia, no Ceará, existe o programa "Bora de Graça". Município pode ser alvo de estudo para expansão da Tarifa Zero pelo Brasil - (Foto: ANC)
Caucaia, no Ceará, existe o programa “Bora de Graça”. Município pode ser alvo de estudo para expansão da Tarifa Zero pelo Brasil – (Foto: ANC)

A deputada estadual Larissa Gaspar (PT) realizou, em seu gabinete, uma reunião para tratar de um projeto que pode instituir a “Tarifa Zero” no Ceará. Para contribuir com o debate, a parlamentar recebeu o deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP).  Este tema ganhou repercussão após declarações do presidente Lula. O chefe do Executivo nacional pretende lançar, até 2026, um programa nacional que possibilite transporte coletivo gratuito nos mais de cinco municípios brasileiros. 

No Ceará, o município de Caucaia é visto como uma referência que pode ser observada para explanar esse projeto para todo o Brasil. Segundo a deputada cearense, facilitar o acesso ao transporte público de qualidade é uma prioridade para a população do Estado.

“Vamos batalhar pela Tarifa Zero. Vamos realizar audiências públicas e fortalecer este debate. Entendemos que é uma pauta prioritária para a população cearense. Hoje já existe uma frente nacional que está discutindo ‘Tarifa Zero’. Queremos nos integrar a esse movimento para trazer informações e subsídios para estes municípios. A ideia é que a gente unifique o debate e apresenta perspectivas para trazer esse benefício que vai trazer esse alívio no bolso”, destacou.

Ainda na visão da parlamentar, a efetivação da Tarifa Zero tanto seria um benefício econômico como ambiental.“ E isso é entender também que vai ter um impacto significativo de gases e efeito estufa. Vamos ter menos gases, motos e demais veículos circulando. Isso vai trazer justiça social e justiça climática”, afirmou. 

No Ceará, Larissa Gaspar é autora do Projeto de Indicação Nº 580/2025, que institui diretrizes para a implantação da política de Tarifa Zero no Estado, defendendo o transporte público como direito social e instrumento de redução das desigualdades.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir