O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, participou, na tarde deste domingo (30/11), de uma reunião no Hospital Gonzaguinha de Messejana para alinhar os últimos detalhes e anunciar a abertura de 10 novos leitos de UTI neonatal. A medida reforça a rede de assistência materno-infantil da capital e integra um esforço conjunto entre Prefeitura de Fortaleza, Governo do Ceará e Governo Federal. Os novos leitos devem começar a funcionar ainda este ano, oferecendo suporte aos bebês e mães que anteriormente eram atendidos no Hospital Geral Dr. César Cals.

O encontro contou com a presença do secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Mozart Sales; da secretária da Saúde de Fortaleza, Riane Azevedo; da secretária adjunta, Aline Gouveia; e do secretário-executivo de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional do Ceará, Lauro Perdigão. Durante a reunião, Evandro Leitão destacou a importância da articulação entre as três esferas de governo para garantir avanços concretos na saúde pública da Capital.
“Essa abertura de leitos de UTI neonatal no Gonzaguinha de Messejana só é possível porque recebemos investimentos do Governo do Ceará e do Governo Federal. Assim, vamos resgatar a saúde pública da nossa cidade. Esta é mais uma entrega fruto da parceria que está viabilizando melhorias no Hospital da Mulher, no IJF, na Santa Casa de Misericórdia, no Hospital Nossa Senhora da Conceição, no Conjunto Ceará e na maior parte dos 171 equipamentos da nossa rede”, afirmou o prefeito.
O secretário Mozart Sales ressaltou que o Gonzaguinha de Messejana possui infraestrutura adequada para receber os novos leitos e garantiu agilidade no processo de aquisição dos equipamentos. “O Ministério da Saúde vai assegurar R$ 2,7 milhões para a compra de incubadoras, respiradores, berços, estruturas de suporte ao ambiente de UTI e para as mães. Vamos realizar essas aquisições no menor tempo possível. Essa ampliação representa um ganho significativo com a descentralização desse tipo de leito qualificado, com profissionais capacitados para atender às demandas da grande Messejana”, destacou.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


