PUBLICIDADE

Ceará Científico 2025 reúne mais de 600 alunos de 100 municípios

Foto: Reprodução

Com o objetivo de estimular e amparar o ensino científico nas escolas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), deu início, nesta quinta-feira (4), ao Ceará Científico 2025. Ao todo, 259 projetos de 611 estudantes, oriundos de 187 escolas de 100 municípios cearenses, participaram do evento. Neste ano, o tema geral adotado foi: “Saberes científicos em tempos de crise climática global”. A solenidade foi conduzida pelo governador Elmano de Freitas, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

Foto: Reprodução

“O que me anima em encontrar todos vocês é o foco de todos para fazer projetos ligados aos problemas do mundo, mas também das suas comunidades. Tudo isso demonstra o potencial que temos. A escola pública cearense é o maior orgulho do nosso povo. Ninguém tira o conhecimento que a nossa juventude acumula por meio da educação. Cada projeto desse é um tijolinho para mudar a vida de cada um”, destacou o governador Elmano de Freitas.

Promovido pela Seduc, desde 2007, o Ceará Científico começou como Feira de Ciências e, a partir de 2016, passou a ter o formato atual, que culmina na Etapa Estadual.

Foto: Reprodução

Titular da Seduc, Eliana Estrela agradeceu ao governador Elmano de Freitas por todos os esforços realizados em prol da educação.

“Queria agradecer ao nosso governador por toda dedicação, por ser uma pessoa que acredita e incentiva os projetos científicos. A nossa juventude tem muito potencial e por meio da pesquisa tem feito grandes descobertas. Todos vocês merecem o nosso verdadeiro reconhecimento”, disse.

O Ceará Científico organiza seus projetos em quatro categorias, destinadas a diferentes perfis de estudantes e instituições. Em cada uma delas, podem ser desenvolvidos trabalhos nas cinco áreas de pesquisa do evento, que orientam o processo investigativo realizado pelos estudantes.

Selo Escola Sustentável

Foto: Reprodução

Durante o evento, também foram contempladas unidades de ensino com o Selo Escola Sustentável, programa estadual de certificação que reconhece iniciativas e projetos pedagógicos bem-sucedidos na área da educação ambiental e da sustentabilidade.

Secretária do Meio Ambiente e Mudança Climática, Vilma Freire, ressaltou a relevância do selo e do incentivo para as instituições.

Foto: Reprodução

“O nosso governador Elmano tem revolucionado o Ceará com diversas políticas públicas. Esse selo significa muito mais que uma premiação. Toda a nossa gratidão aos professores, aos alunos e a comunidade escolar que abraçam esse projeto”, pontuou.

Neste ano, os grupos participantes do Selo foram os compostos pelas Escolas Estaduais de Ações Afirmativas (Indígenas, Quilombolas, Regulares em Áreas de Assentamento e Escolas de Família Agrícola); Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) e EEEPs.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir