O prazo para solicitar a instalação gratuita da parabólica digital se encerra no dia 13 de dezembro para beneficiários do Cadastro Único que vivem em 77 municípios distribuídos pelo Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. O serviço faz parte do Brasil Antenado, programa criado pelo Ministério das Comunicações para substituir equipamentos antigos e ampliar o acesso à TV aberta.
A etapa atual, chamada fase A, é a primeira de três fases e tem capacidade para atender mais de 220 mil lares. A continuidade do cronograma inclui a fase B, cujo agendamento segue aberto até 13 de março de 2026, e a fase C, prevista para ocorrer entre 12 de janeiro e 13 de junho de 2026.
Com execução da Entidade Administradora da Faixa (EAF) e acompanhamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o programa direciona o benefício às famílias registradas no CadÚnico. O intuito é priorizar as áreas onde o sinal de TV é limitado.

“O programa é extremamente importante para que nenhum lar brasileiro fique sem acesso à TV aberta, que permanece sendo o principal meio de informação e entretenimento do país. O Brasil Antenado é uma política pública que transforma vidas, conecta famílias e promove inclusão digital e social”, comentou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
Agendamento
O agendamento pode ser feito pelo site do Brasil Antenado ou pelo telefone 0800 729 2404, que também atende via WhatsApp. O kit da parabólica digital e o serviço de instalação são disponibilizados sem qualquer custo.
No final das três fases, a política pública terá passado por 323 municípios de 16 estados. Ao todo, são mais de 680 mil famílias beneficiadas.
Municípios cearenses contemplados
- Catunda
- Croatá
- Deputado Irapuan Pinheiro
- Milhã
- Monsenhor Tabosa
- Quiterianópolis
- Solonópole
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

