PUBLICIDADE

Câmara aprova mudança que pode reduzir pena de Bolsonaro

Na madrugada desta quarta-feira (10/12), a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que modifica a dosimetria das penas aplicadas aos envolvidos no 8 de janeiro. A alteração também alcança o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Com a decisão do Plenário, a matéria segue agora para o Senado.

O texto, apelidado de PL da Dosimetria, obteve 291 votos favoráveis e 148 contrários. A proposta determina que os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e de tentativa de golpe de Estado, quando cometidos de forma conjunta, passem a ser punidos pela pena mais severa entre eles e não mais pela soma das duas.

Câmara aprova mudança que pode reduzir pena de Bolsonaro
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Com essa mudança, prevalece o enquadramento referente à tentativa de golpe de Estado, cuja pena varia de quatro a 12 anos. Os fatores de agravantes e atenuantes permanecem aplicáveis na fase de cálculo final da punição.

Se também for aprovado pelo Senado, o projeto tende a alcançar todos os condenados pelo ocorrido, inclusive Bolsonaro. Atualmente, o ex-presidente cumpre pena de 27 anos e três meses por ter sido apontado como líder do plano golpista e está detido na sede da Polícia Federal, em Brasília.

No caso específico de Jair Bolsonaro, a mudança pode reduzir a pena para cerca de dois anos e quatro meses em regime fechado, uma diminuição em relação aos sete anos e oito meses calculados pela Vara de Execução Penal. A decisão definitiva, no entanto, será tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), responsável por validar a aplicação das novas regras e considerar possíveis reduções por estudo ou trabalho em regime domiciliar.

Veja como votaram os cearenses

  • SIM
André Fernandes (PL) Dr. Jaziel (PL)
Dayany Bittencourt (União Brasil) Luiz Gastão (PSD)
  • NÃO
André Figueiredo (PDT) José Guimarães (PT) Mauro Benevides (PDT)
Célio Studart (PSD) Júnior Mano (PSB) Robério Monteiro (PDT)
Domingos Neto (PSD) Leônidas Cristino (PDT) Vanderlan Alves (União Brasil)
José Airton (PT) Luizianne Lins (PT)
  • NAO VOTARAM
AJ Albuquerque (PP) Enfermeira Ana Paula (Podemos) Matheus Noronha (PL) Yury do Paredão (MDB)
Danilo Forte (União Brasil) Eunício Oliveira (MDB) Moses Rodrigues (União Brasil)

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir