PUBLICIDADE

Docente indígena da UFCA é é eleito para compor Conselho Estadual dos Povos Indígenas

Foto: Acervo Pessoal

O professor indígena Willian Kurruíra, do Instituto de Formação de Educadores da Universidade Federal do Cariri (IFE/UFCA), foi eleito integrante do recém-instituído Conselho Estadual dos Povos Indígenas (Cepin). Com caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador, o objetivo do Cepin é fazer com que todas as instâncias do governo do Ceará considerem a voz dos povos indígenas, fortalecendo assim a participação indígena na gestão estadual.

O conselho foi criado durante a Primeira Conferência Estadual dos Povos Indígenas do Ceará, realizada entre os dias 6 e 7 de novembro deste ano, em Caucaia. A conferência reuniu lideranças e delegados dos 16 povos indígenas reconhecidos no estado. Os conselheiros eleitos terão mandato de dois anos. Suas funções no conselho são consideradas, pela gestão estadual, como “de relevante interesse público”, o que não prevê remuneração.

O Cepin tem, ao todo, 40 membros, considerando as indicações dos povos indígenas representados (titular e suplemente), da Federação dos Povos Indígenas do Ceará (Fepoince) e de organizações sociais parceiras. O docente da UFCA representa o povo Isú-Kariri e terá como suplente a química egressa do IFE/UFCA, Maria Heloisa Félix da Silva.

O povo Isú-Kariri atualmente vive em territórios de dois municípios do Cariri cearense (Brejo Santo e Jati), com presença também no estado de Pernambuco (São José do Belmonte). Além do povo Isú-Kariri, a região do Cariri está representada no Cepin pelo povo Kariri, que vive em Crato. O povo Tapuya-Kariri, apesar do nome, vive na região de São Benedito-CE, na Serra da Ibiapaba.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir