PUBLICIDADE

Uso de aplicativos bancários chega a 90% entre pequenos negócios

O uso de canais digitais para serviços bancários se tornou predominante entre pequenos negócios no Brasil. De acordo com a pesquisa “Hábitos Financeiros dos Pequenos Negócios”, do Sebrae, 90% dos empreendedores acessam o aplicativo do banco pelo celular pessoal. Em 2015, esse percentual era de 15%.

O levantamento aponta, ainda, crescimento do internet banking. A adesão passou de 33%, em 2015, para 61%, em 2025. No mesmo período, houve redução no uso de canais presenciais, como caixas bancários e correspondentes bancários, como lotéricas. Em 2025, o percentual era de 21% e 28%, respectivamente. Dez anos antes, esses índices eram de 58% e 55%.

Segundo o presidente do Sebrae, Décio Lima, a ampliação do acesso a equipamentos e à internet tem contribuído para a digitalização dos pequenos negócios. Ele afirma que a maioria dos empreendedores possui notebook e celular com acesso à rede, o que facilita a utilização de serviços bancários digitais.

Uso de aplicativos bancários chega a 90% entre pequenos negócios
Foto: Adobe Stock

“O empreendedor brasileiro tem se digitalizado por meio de equipamentos, internet e inteligência artificial, embora ainda haja um espaço bom para avançarmos por meio de ferramentas e serviços mais sofisticados”, comenta.

Resultados do Levantamento

A série histórica mostra que o uso de aplicativos bancários no celular passou de 15%, em 2015, para 86%, em 2022, chegando a 92% em 2025. Os serviços bancários via computador cresceram de 33% para 61% no mesmo intervalo. Já o uso de caixas eletrônicos caiu de 72%, em 2015, para 28%, em 2022, com alta para 35% em 2025.

A pesquisa identifica diferenças regionais no acesso aos canais. O Nordeste concentra o maior percentual de empreendedores que utilizam correspondentes bancários (37%), acima da média nacional (28%). O uso do internet banking é maior no Sudeste (67%) e no Sul (59%), sendo menor no Nordeste (53%).

O levantamento também aponta variações por perfil. Homens recorrem mais ao atendimento presencial do que mulheres. A dependência de canais físicos aumenta conforme a idade do empreendedor: quanto mais idade, mais necessidade de canais físicos.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir