A Prefeitura de Fortaleza deve instalar a primeira unidade do projeto Paradinha no viaduto Deputado Jackson Pereira, localizado no cruzamento das avenidas Santos Dumont e Engenheiro Santana Júnior, no bairro Papicu. A iniciativa prevê a criação de pontos de apoio voltados a motoristas e motociclistas de aplicativo.
Nos espaços das Paradinhas, os trabalhadores terão acesso a fornecimento de água, banheiros, tomadas para carregamento de celulares, calibragem de pneus e áreas destinadas ao descanso durante as jornadas de trabalho. Segundo o presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), George Dantas, a proposta busca assegurar melhores condições aos profissionais.

“O transporte por aplicativo, seja por moto ou por carro, já é um modal amplamente utilizado pelos fortalezenses, superando os coletivos e os veículos próprios. Então, não há como a Prefeitura não pensar nesses profissionais. As Paradinhas são espaços de apoio, pois eles passam, às vezes, mais de 10 ou 12 horas trabalhando e acabam descansando em postos de gasolina, estacionamentos ou farmácias”, pontuou.
A implantação da Paradinha no Papicu dará nova função a uma área anteriormente ocupada por estacionamento irregular e utilizada como moradia por pessoas em situação de rua. De acordo com George, a Prefeitura realizou uma ação no local em conjunto com a Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), sob coordenação da vice-prefeita Gabriella Aguiar, com abordagem voltada ao acolhimento social.
Ainda conforme o presidente da Etufor, além da unidade prevista para o cruzamento das avenidas Santos Dumont e Engenheiro Santana Júnior, a gestão municipal planeja implantar outros seis pontos de apoio ao longo de 2026.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


