O procurador-geral de Justiça do Ceará, Haley Carvalho, visitou, nesta segunda-feira (15), a Unidade Prisional de Segurança Máxima do Estado, localizada em Aquiraz. A agenda incluiu uma vistoria às instalações e aos protocolos de segurança, além do acompanhamento da implantação do sistema de monitoramento de áudio dos detentos.

A visita contou com a presença de promotores de Justiça que atuam em órgão de investigação. O novo sistema atende a uma solicitação do Ministério Público do Ceará e tem como objetivo ampliar o controle da comunicação dentro da unidade, especialmente em relação a presos apontados como lideranças de facções criminosas.

“Esse recurso, já utilizado em unidades prisionais federais, permitirá quebrar a cadeia de comando entre lideranças criminosas internas e o mundo exterior. Sem dúvida, é uma medida que representa um avanço no enfrentamento a um dos maiores desafios da nossa atualidade: o combate às organizações criminosas”, destacou o pgj.
Inaugurada em 2021, a unidade é a primeira penitenciária estadual de segurança máxima das regiões Norte e Nordeste. O presídio tem capacidade para abrigar até 168 internos considerados de alta periculosidade ou que apresentam elevado risco.

O secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará (SAP-CE), Álvaro Maciel, ressaltou que a implantação do monitoramento aproxima o nível de segurança da unidade ao adotado no sistema federal. “Antes, a ausência de autorização para gravação ambiental era a única justificativa para transferirmos presos desta unidade para presídios federais. Agora, contamos com o mesmo nível de segurança de uma unidade federal”, afirmou.


