A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realizou, nesta terça-feira (15/08), uma solenidade para homenagear os deputados Antônio Granja (PSB), Fernando Hugo (PSD), Osmar Baquit (PSB) e Zezinho Albuquerque (Progressistas), que completaram 25 anos de exercício parlamentar. Os quatro receberam a Medalha Paulo Sarasate, comenda concedida a parlamentares com longa trajetória no Legislativo estadual.
Durante a cerimônia, o presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), destacou o papel da convivência institucional e ressaltou que a honraria representa o reconhecimento pelas contribuições prestadas e um estímulo às boas práticas na vida pública. “É preciso que honrarias como essa sirvam de lição para que homens e mulheres de bem queiram entrar na vida pública. Nós precisamos fazer o combate do bem, com o nosso exemplo, dignificar e ter orgulho de ser político e de estar na política”, pontuou.

Ao agradecer a homenagem, o deputado Antônio Granja ressaltou a influência familiar em sua vocação política. O parlamentar também destacou que, ao longo dos sete mandatos na Alece, conciliou a atuação parlamentar com o trabalho voluntário como médico em comunidades do interior do Estado.
“Estou aqui, ainda empolgado, com muita força porque eu ainda tenho muito a oferecer ao Ceará. Fui presidente da Comissão mais importante desta Casa por três mandatos: a Comissão de Constituição, Justiça e Redação, sem ser advogado. Nesta Casa eu aprendi demais, aqui é uma escola para quem quer aprender”, comentou.
Por sua vez, o deputado Fernando Hugo comparou a experiência legislativa a uma “universidade da vida”, enfatizando que os debates travados ao longo dos anos contribuíram para o amadurecimento institucional da Casa. Com 35 anos de vida pública, ele afirmou que o compromisso com a população foi determinante para suas sucessivas reeleições.
Já o deputado licenciado Osmar Baquit, atualmente coordenador especial de Apoio à Governança das Regionais da Prefeitura de Fortaleza, relembrou a trajetória construída no Legislativo cearense. “Me perguntaram, certa vez, se o mandato mais difícil era o quarto ou o quinto, pelo fato da gente ir se cansando, e eu disse que não. O mais difícil é o primeiro porque os outros dependem do meu trabalho e eu trabalho todo dia”, disse.

Também licenciado, o deputado Zezinho Albuquerque, que ocupa a Secretaria das Cidades, avaliou sua trajetória política. Na ocasião, ele destacou os três mandatos à frente da presidência da Alece.
Medalha Paulo Sarasate
Instituída em 1975, a Medalha Paulo Sarasate é destinada a parlamentares que completam 25 anos de mandato na Assembleia Legislativa. A comenda leva o nome de Paulo Sarasate (1908–1968), figura de destaque na política cearense e nacional. Ao longo de sua trajetória, exerceu os cargos de deputado estadual, deputado federal, senador e governador do Ceará, eleito em 1954.
Entre suas principais atuações, estão o apoio à criação da Petrobras e do Banco do Nordeste, a defesa da participação dos trabalhadores nos lucros das empresas e o incentivo a obras de combate às secas no Nordeste, como o açude Araras, que recebeu seu nome. Ele também atuou no fortalecimento do ensino superior no Estado, contribuindo para a criação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e apoiando a Faculdade de Medicina.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


