As vendas pela internet têm ampliado o alcance de micro e pequenos negócios em todo o país. Em 2025, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) prestou orientações a 728 mil empreendedores sobre a inserção no mercado digital, com foco na ampliação do faturamento e no acesso a novos mercados.
Segundo a instituição, foram realizados 42 eventos presenciais em todos os estados brasileiros, voltados à capacitação de pequenos negócios para atuação em marketplaces. Ente eles, Mercado Livre, Amazon e Shopee, além do uso de ferramentas digitais, como Canva e TikTok. O gestor de Mercado Digital do Sebrae Nacional, William Almeida, afirma que a iniciativa busca reduzir as dificuldades iniciais enfrentadas por empreendedores no uso de tecnologias digitais.

“Ajudamos o empreendedor a sanar as dúvidas básicas, a perder o medo da tecnologia. De 2021 para cá, além de capacitar, nós colocamos mais de 18.500 novas lojas para rodar nos marketplaces. São 18 mil vitrines virtuais que não existiam”, pontuou.
Dados apresentados pelo Sebrae indicam que as lojas criadas com apoio da instituição geraram R$ 841,4 milhões em faturamento para pequenos negócios desde 2021. Entre 2019 e 2024, o faturamento dos pequenos negócios com vendas online passou de R$ 5 bilhões para R$ 67 bilhões. No mesmo período, o setor de e-commerce como um todo apresentou expansão.
Em 2024, o comércio eletrônico brasileiro movimentou R$ 225 bilhões, com crescimento de 14,6% em relação ao ano anterior e de 311% nos últimos cinco anos. Desde 2016, o volume financeiro negociado por meio do e-commerce no país alcançou R$ 1 trilhão, segundo dados citados pelo Sebrae.

Ainda de acordo com o gestor de Mercado Digital da instituição, a presença em canais como Instagram, Google Perfil Empresa e TikTok Shop é considerada estratégica para pequenos negócios. William Almeida destaca que ferramentas digitais ampliam a visibilidade das empresas e facilitam o acesso do consumidor às informações sobre produtos e serviços.
“Se um dono de restaurante adota a solução ‘Perfil Empresa’ no Google e se o consumidor procura no Maps um lugar para almoçar na região, seu pequeno negócio vai aparecer como uma opção. (…) O empreendedor já teria que ter cadastrado o seu cardápio, atualizado o horário de funcionamento da loja e dessa forma o consumidor te acha”, explicou.
Nesse sentido, o Sebrae disponibiliza conteúdos gratuitos, consultorias e convênios com plataformas digitais para facilitar a entrada dos pequenos negócios no mercado online. A instituição também oferece subsídios que podem chegar a 90% do valor de ferramentas e soluções tecnológicas utilizadas pelos empreendedores.
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