PUBLICIDADE

Campanha Natal Sem Fome segue com arrecadações até 31 de dezembro

Com arrecadação aberta até 31 de dezembro, a 32ª edição do Natal Sem Fome entra na reta final no Ceará. Considerada a maior campanha de arrecadação de alimentos da América Latina e a principal ação solidária do país, a iniciativa foi lançada no Estado em outubro e conta com pontos de coleta em Fortaleza e na Região Metropolitana.

A mobilização aceita tanto a doação de gêneros alimentícios quanto contribuições financeiras, destinadas à compra de cestas básicas. Neste ano, aproximadamente 300 instituições sociais estão cadastradas para receber os donativos e a meta estabelecida no Ceará é alcançar 60 toneladas de alimentos arrecadados.

Campanha Natal Sem Fome segue com arrecadações até 31 de dezembro
Foto: Divulgação

No âmbito nacional, a campanha é promovida pela ONG Ação da Cidadania e, no Nordeste, tem articulação do Instituto Nordeste Cidadania (Inec), em parceria com o Banco do Nordeste. A atuação também se estende aos estados nordestinos e às regiões norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Mapa da Fome

Em julho deste ano, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) anunciou a retirada do Brasil do Mapa da Fome. O resultado decorre da média trienal de 2022 a 2024, que posicionou o país abaixo do limite de 2,5% da população em risco de subnutrição.

Pelo critério adotado pela FAO, o índice indica que menos de 2,5% da população brasileira estaria em situação de subnutrição grave, caracterizada pela privação de alimentos suficientes para uma vida ativa e saudável. O avanço, no entanto, não significa o encerramento do problema da fome no país.

De acordo com a PNAD Contínua 2023, no módulo de Segurança Alimentar, 27,6% dos domicílios brasileiros, cerca de 21,6 milhões de residências, enfrentaram algum grau de insegurança alimentar. Desse total, 9,4% dos lares, aproximadamente 7,4 milhões de famílias, vivenciaram insegurança alimentar moderada ou grave.

Ceará

No recorte estadual, dados da Pesquisa Suplementar Anual da PNAD Contínua, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que o Ceará registrou, em 2024, o menor índice de extrema pobreza desde 2012. Nos últimos dois anos, mais de 275 mil pessoas deixaram essa condição, sendo mais de 135 mil apenas entre 2023 e 2024.

Apesar da melhora nos indicadores, a insegurança alimentar segue presente no Estado. Em 2023, segundo o IBGE, 35,1% dos domicílios cearenses enfrentavam algum grau de insegurança alimentar. O dado representa mais de um terço das famílias sem acesso regular e adequado a alimentos em quantidade e qualidade suficientes.

Como participar?

A participação da sociedade é aberta a pessoas físicas, grupos e empresas. As doações financeiras podem ser feitas via PIX, utilizando o e-mail inec@inec.org.br, com a identificação “Natal Sem Fome”, ou pelo site www.inec.org.br/doe.

Campanha Natal Sem Fome segue com arrecadações até 31 de dezembro
Foto: Divulgação

Até o dia 31 de dezembro, os alimentos podem ser entregues na sede do Instituto Nordeste Cidadania, na Avenida Ministro José Américo, nº 326, 6º andar, no bairro Cambeba. Outros pontos de arrecadação parceiros também estão distribuídos pela cidade. Entre os locais disponíveis para doação estão:

  • Agroamigo Banco do Nordeste (todas as unidades)
  • Crediamigo Banco do Nordeste (todas as unidades)
  • Rede Ancar (todos os North Shopping)
  • Supermercado Lagoa (todas as lojas)
  • Atacadão Lag (todas as lojas)
  • Sesi (todas as unidades Fortaleza e Maracanaú)
  • Supermercado Pinheiro (Cambeba, Mondubim, Washington Soares)
  • Tá Limpo (todas as lojas)
  • BNB Clube Fortaleza: Av. Santos Dumont, 3646 – Aldeota
  • Moura Dubeux: Stands de vendas
  • Federação dos Transportes (Fetrans): Rua Dona Leopoldina, 1050 – Centro
  • Movimento Saúde Mental: Rua Dr. Fernando Augusto, 980 – Bom Jardim

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir