PUBLICIDADE

Correios entram em greve por tempo indeterminado em sete estados

A paralisação por tempo indeterminado dos trabalhadores dos Correios teve início nesta quarta-feira (17/12) em pelo menos sete estados brasileiros, entre eles o Ceará. A decisão foi tomada em assembleias sindicais realizadas na noite de terça-feira (16/12), após novo impasse nas negociações entre a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos (Fentect) e a direção da estatal.

Entre as principais reivindicações apresentadas pela categoria está a preservação de benefícios considerados conquistas históricas. Os trabalhadores cobram o pagamento do “Vale-Peru”, abono de fim de ano no valor de R$ 2.500, além da manutenção do adicional de férias de 70% e do pagamento em dobro pelas jornadas realizadas aos fins de semana.

Correios entram em greve por tempo indeterminado em sete estados
Foto: Reprodução

A proposta da empresa de prorrogar o atual Acordo Coletivo de Trabalho até 2026, sem previsão de reajuste salarial que recomponha as perdas inflacionárias, também motivou o início da greve. Segundo os sindicatos, a ausência de aumento real mantém os salários defasados diante da elevação do custo de vida e inviabiliza um acordo nos moldes apresentados.

Problemas estruturais enfrentados pela estatal também foram apontados como fator de insatisfação, especialmente em bases como Ceará, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A categoria denuncia um déficit de pessoal agravado pela falta de concursos públicos e pelo crescimento das encomendas do comércio eletrônico, o que tem gerado sobrecarga de trabalho, atrasos recorrentes e adoecimento físico dos profissionais.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir