A Prefeitura de Fortaleza confirmou o retorno da queima de fogos de artifício ao Aterro da Praia de Iracema durante o Réveillon 2026, após dois anos de ausência. A iniciativa marca o início das celebrações pelos 300 anos da capital cearense.
De acordo com a secretária municipal do Turismo, Denise Carrá, a apresentação terá duração de 10 minutos e será realizada com fogos silenciosos, em conformidade com a legislação vigente. A programação musical da virada do ano ainda não foi divulgada pela gestão municipal.
Segundo a secretária, a decisão levou em consideração manifestações da população e o respeito a grupos mais sensíveis. “Está sendo muito pensado num equilíbrio entre celebrar e respeitar aqueles que são atingidos, respeitando a legislação vigente, mas fazendo uma festa linda para que todos aproveitem no Aterro a chegada de 2026″, explicou.

A utilização de fogos sem estampido em Fortaleza é regulamentada pela Lei nº 11.140/2021, criada durante o período da pandemia da Covid-19. A norma proíbe o uso de artefatos pirotécnicos que produzam ruídos altos em eventos públicos e privados, permitindo apenas fogos silenciosos.
O descumprimento da legislação prevê aplicação de multa no valor de R$ 177 para pessoas físicas e R$ 899 para pessoas jurídicas. Além de Fortaleza, outras capitais brasileiras, como Macapá, Campo Grande, Goiânia, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife, também adotam restrições ao uso de fogos barulhentos.
A lei estabelece ainda que eventos promovidos por particulares, sejam pessoas físicas ou jurídicas, somente podem utilizar fogos de artifício sem estampidos. O objetivo é preservar o bem-estar da população e dos animais.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


