
O Governo do Estado do Ceará criou uma nova Unidade de Conservação (UC), na Região da Serra da Ibiapaba. A Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Pontal da Serra da Ibiapaba fica localizada entre os municípios de Graça, Pacujá e Reriutaba.
Com área de 6.134,39 hectares, a ARIE Pontal da Serra da Ibiapaba tem o intuito a manutenção dos ecossistemas naturais de importância regional ou local e regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza.
A nova ARIE fica localizada próxima de outras UCs federais e estaduais situadas no entorno, como o Parque Nacional de Ubajara, Área de Proteção Ambiental da Serra da Ibiapaba e a Área de Proteção Ambiental da Bica do Ipu, ajudando na conectividade ecológica e a gestão integrada dos territórios protegidos.
Além desta, outras quatro Unidades de Conservação foram criadas nos municípios de Irauçuba, Canindé, Itatira, Santa Quitéria e Tejuçuoca Os cinco decretos de criação foram publicados no Diário Oficial no último dia 16 de dezembro. As novas áreas criadas são da Caatinga, com cerca de 80 mil hectares protegidas do bioma. O foco da preservação da Caatinga está relacionado ao combate à desertificação, um processo que ocorre gradualmente em locais áridos, semiáridos e subúmidas secas.


