PUBLICIDADE

Sebrae divulga as 10 ideias de negócios mais procuradas em 2025

O Portal Sebrae registrou, em 2025, quase um milhão de acessos de pessoas em busca de informações sobre ideias de negócios. O volume representa um crescimento superior a 8% nas pesquisas em relação ao período anterior.

Entre as atividades mais procuradas ao longo do ano estão corretor de imóveis, designer gráfico, escritório de consultoria e distribuidora de bebidas. De acordo com o Sebrae, apesar de atuarem em segmentos distintos, essas ideias apresentam características semelhantes, como baixo investimento inicial, flexibilidade operacional, facilidade de formalização e potencial de rentabilidade.

O levantamento aponta ainda que, em comparação com 2024, a lista das dez ideias de negócios mais pesquisadas passou a incluir três novas atividades econômicas: agência de viagens e turismo, fábrica de cosméticos ecológicos sustentáveis e representação comercial. O interesse por designer gráfico esteve entre os mais elevados em 2025.

Sebrae divulga as 10 ideias de negócios mais procuradas em 2025
Foto: Divulgação/Sebrae

Quanto ao perfil dos usuários, as mulheres concentraram 55,8% das buscas por ideias de negócios no Portal Sebrae. A maior parte das pesquisas foi realizada por pessoas com idade entre 18 e 34 anos, principalmente a partir das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e Curitiba.

Atualmente, o Portal Sebrae reúne mais de 460 ideias de negócios, com informações sobre mercado, exigências legais, investimentos necessários, estratégias de divulgação e orientações para a abertura de empreendimentos.

Ideias mais procuradas

Corretor de imóveis Escritório de consultoria Fábrica de produtos de chocolate Agência de viagens e turismo Fábrica de cosméticos ecológicos sustentáveis
Designer gráfico (MEI) Distribuidora de bebidas Loja de cosméticos e perfumaria Imobiliária Representação comercial

Dados

Dados do Sebrae indicam que, entre janeiro e novembro de 2025, foram abertos 4,6 milhões de novos empreendimentos no Brasil. O número corresponde a 97% de todas as empresas criadas no país no período.

Desse total, 77% são microempreendedores individuais (MEIs), 19% microempresas e 4% empresas de pequeno porte. O número supera o registrado em 2024, quando foram abertas 4,1 milhões de empresas, representando um crescimento de 19% e o melhor desempenho da série histórica.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir