
A produção de leite tem se consolidado como uma importante atividade econômica no município de Potengi, na região do Cariri , movimentando quase meio milhão de reais ao longo de 2025. De acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, entre os meses de fevereiro e dezembro, foram produzidos aproximadamente 177,5 mil litros de leite, gerando uma movimentação financeira de R$ 418,9 mil.
A produção é adquirida pela Alvoar Lácteos, empresa cearense que atua no setor de laticínios e é responsável por marcas conhecidas no mercado nacional, como Betânia, Camponesa e Embaré. O leite coletado no município é utilizado na fabricação de diversos produtos, entre eles leite UHT, iogurtes, requeijão, leite condensado e creme de leite.
Segundo o Secretário Municipal de Agricultura, Evandro Santos, a parceria com a indústria garante maior segurança na comercialização da produção e beneficia diretamente os produtores rurais do município, “estamos trabalhando para fortalecer o setor agropecuário, ampliar as oportunidades para os produtores e garantir um desenvolvimento rural sustentável, que gere renda, valorize o homem e a mulher do campo e contribua para o crescimento econômico do município”, disse.

