PUBLICIDADE

Anvisa proíbe venda de fórmulas infantis da Nestlé por risco de contaminação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, a distribuição e o uso de alguns lotes de fórmulas infantis fabricadas pela Nestlé Brasil, após a identificação de risco de contaminação por uma toxina bacteriana. A medida, de caráter preventivo, consta na Resolução nº 32/2026, publicada nesta quarta-feira (7).

A decisão atinge lotes específicos das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino. Segundo a Anvisa, o problema está relacionado à possível presença de cereulide, toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus, que pode causar

vômitos persistentes, diarreia e letargia, caracterizada por sonolência excessiva e lentidão de reações.

O alerta foi comunicado à Anvisa pela própria Nestlé, que iniciou um recall voluntário dos produtos no Brasil e em outros países. A toxina foi identificada em itens oriundos de uma fábrica localizada na Holanda, associada a um ingrediente fornecido por um fornecedor global de óleos terceirizados, o que motivou a ampliação do recolhimento em nível internacional.

No Brasil, a proibição vale apenas para lotes específicos das marcas citadas:

Anvisa/Foto: Reprodução
Anvisa/Foto: Reprodução

A orientação é para que pais e responsáveis verifiquem o número do lote impresso na embalagem e não utilizem o produto caso ele esteja entre os recolhidos. Os demais lotes não foram afetados pela medida.

A agência recomenda que, em caso de consumo dos produtos suspensos e surgimento de sintomas como vômitos, diarreia ou sonolência excessiva, a criança seja levada imediatamente para atendimento médico, com a informação sobre o alimento ingerido e, se possível, com a embalagem do produto.

A Nestlé informou que os consumidores que possuírem produtos dos lotes afetados devem interromper o uso imediatamente e entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor para devolução gratuita e reembolso integral. Segundo a empresa, até o momento, não há registro de casos confirmados de reações adversas associadas aos produtos incluídos no recall.

Ainda nesta semana, a Anvisa também determinou o recolhimento e a proibição da comercialização de quatro lotes de panetones da marca D’Viez, contaminados por fungos, além da suspensão de outros produtos alimentícios que continham cogumelos sem autorização para uso no Brasil.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir