
A cidade de Guaraciaba do Norte, na Serra da Ibiapaba, se destaca por ter um comércio variado. Entre eles tem força a comercialização de frutas e legumes que impulsionam a economia local. Outros produtos como os de beleza, para o lar e naturais também tem o seu espaço consolidado no município.
Ana Maria Rodrigues, uma das comerciantes que conversaram com a ANC, falou sobre os planos para 2026, “a minha expectativa para 2026 é muito positiva. Eu acredito que a gente vai ter que continuar inovando, tanto no atendimento físico como nas redes sociais. Mas será um ano de inovação, acredito que o consumidor está mais consciente também. Então as empresas têm que buscar mais inovação no atendimento”, afirmou.
Bruno Lima, que também é empreendedor no município contou as estratégias para este ano, “Apesar das expectativas não serem tão grandes, o meu pensamento é só em crescer, em aumentar, em ampliar, por isso que eu procuro sempre não estar só esperando para o cliente entrar no meu comércio, eu também vou até meu cliente, eu procuro fazer novas parcerias para sempre começar melhorando as vendas, independente da situação que o país esteja”, frisou.
Com uma forte produção agrícola, o município liderou o ranking da produção de banana em 2024. Boa parte da produção de alimentos é comercializada para outros municípios, ou vendida na própria cidade através dos estabelecimentos locais, muitos deles no centro de Guaraciaba, principalmente na tradicional “Feira das Frutas” que acontece todos os dias, onde recebe mais movimento de consumidores durante o sábado.


