PUBLICIDADE

Profetas da Chuva apontam inverno tardio e chuvas irregulares no Ceará

O 30º Encontro dos Profetas da Chuva foi realizado no último sábado (10/01) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em Quixadá. O evento reuniu mais de 700 pessoas e apresentou previsões diversas sobre o comportamento das chuvas no Ceará em 2026. A avaliação predominante entre os participantes é de que o próximo inverno deverá ocorrer, mas com início tardio e distribuição irregular das precipitações. O período chuvoso deve se consolidar apenas a partir do dia 10 de março.

Segundo a profetisa Neyrismar Nobre, que baseia suas leituras na reação do sal para cada mês da quadra chuvosa, existe a possibilidade de chuvas significativas já a partir de 20 de fevereiro em diferentes regiões do sertão cearense. Já Erasmo Barreira e Edilson Castelo apresentaram estimativas mais otimistas, prevendo volumes entre 800 e 1.000 milímetros, distribuídos de meados de fevereiro até junho.

Apesar das divergências, houve consenso entre os cerca de 30 profetas presentes de que o Ceará deverá registrar chuvas em 2026, ainda que de forma irregular. Do total de participantes, oito eram do Piauí, estado que, segundo a previsão apresentada por um representante do grupo, deve ter um inverno acima da média. Também participaram profetas da Paraíba.

Profetas da Chuva apontam inverno tardio e chuvas irregulares no Ceará
Foto: Reprodução

Durante o encontro, também foram discutidos os impactos das chuvas irregulares, caracterizadas por precipitações desiguais no tempo e no espaço, com alternância entre períodos de excesso e estiagem. Esse tipo de fenômeno pode provocar prejuízos à agricultura e episódios de alagamento.

O profeta Silvisney, do Sítio Pitombeira, em Parambu, afirmou que volumes elevados podem ocorrer em curto espaço de tempo, citando a possibilidade de registros de até 150 milímetros em um único dia. Conforme a previsão, a expectativa é de um bom inverno para o setor agrícola.

Homenagens

Durante a programação, foi realizado o plantio de uma muda de jasmim no jardim do IFCE, em homenagem à profetisa Maria de Lourdes Leite Lemos, conhecida como dona Lurdinha, falecida em março do ano passado, aos 87 anos. Considerada a “Rainha dos Profetas”, ela foi lembrada em um cortejo que abriu o evento, acompanhado por uma orquestra de sanfona.

Reconhecida como uma das figuras mais respeitadas do encontro, dona Lurdinha era guardiã da tradição da profecia popular, baseada na observação da natureza, como a floração das plantas, o comportamento de animais e a posição dos astros. Um estandarte com sua imagem integrou as homenagens prestadas durante a cerimônia.

Também foram homenageados a vice-governadora do Ceará, Jade Romero; o secretário dos Recursos Hídricos, Fernando Santana; o diretor-presidente do grupo Cosampa, Jânio Costa; e o diretor-presidente do grupo Samaria, Cristiano Peixoto Maia.

Cronograma

A programação dos encontros continua nos próximos dias em outros estados do Nordeste. Na quarta-feira (21/01), ocorre o 10º Encontro dos Profetas da Chuva em Catolé do Rocha, na Paraíba. No dia seguinte, será realizado o 2º Encontro em Sousa. Já no dia 23, acontece o 4º Encontro no Cariri; no dia 24, o 5º Encontro em Baturité; e, no dia 29, o 2º Encontro dos Profetas da Chuva em Jaguaribara.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir