PUBLICIDADE

Bombeamento do Eixo Norte do Rio São Francisco será ampliado para novos ramais

A ampliação da capacidade de bombeamento do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) está em execução e deve preparar o sistema para a chegada de novos ramais da transposição, ampliando a oferta de água para estados do Nordeste. A intervenção é considerada estratégica para garantir o abastecimento regular a estruturas que entrarão em operação nos próximos anos.

Foto: Reprodução

Com a obra, a capacidade instalada de bombeamento do Eixo Norte passará de 24 metros cúbicos por segundo para 49 metros cúbicos por segundo. A ampliação vai assegurar o fornecimento hídrico necessário para empreendimentos como os ramais do Apodi e do Salgado, fortalecendo a operação do PISF, que já está com os eixos Norte e Leste totalmente operacionais.

Atualmente, o Eixo Norte beneficia cerca de 8,1 milhões de pessoas em aproximadamente 237 municípios dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco. A ampliação é considerada fundamental para acompanhar a expansão do sistema e garantir que a água transposta do Rio São Francisco chegue com regularidade e segurança aos reservatórios e adutoras que atendem a população do semiárido.

O investimento na obra é de R$ 491,3 milhões. A ordem de serviço foi emitida em 27 de maio de 2025, com prazo de execução de 32 meses e previsão de início da operação no segundo semestre de 2026. De acordo com dados atualizados até novembro de 2025, o contrato apresenta avanço físico de 3,98% e avanço financeiro de 11,12%.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir