PUBLICIDADE

Medicina da Uece conquista nota máxima no Enamed

Foto: Reprodução

O curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (Uece) obteve nota máxima (5) na primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), aplicada em 2025. Ao todo, 351 cursos de Medicina foram analisados em todo o Brasil, dos quais apenas 49 atingiram a pontuação máxima. O Enamed é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e tem como principal finalidade avaliar a formação médica no país.

No desempenho geral, a Uece se destaca ao ocupar o 1º lugar no Ceará e a 28ª posição no cenário nacional, com 93,2% de seus participantes alcançando nota igual ou superior ao esperado. Entre as universidades estaduais, a Uece figura no Top 10 do Brasil.

O reitor em exercício da Uece, professor Dárcio Teixeira, destacou que o resultado obtido no Enamed demonstra a maturidade acadêmica da Instituição e o trabalho permanente desenvolvido ao longo dos anos.

“A nota máxima obtida pelo curso de medicina da Uece confirma a consolidação do curso da Universidade Estadual do Ceará como referência na formação médica, resultado do investimento em qualificação docente, infraestrutura, integração com os serviços de saúde e compromisso com a sociedade cearense”.

Enamed

O Enamed é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e será realizado anualmente, como uma adaptação do Exame Nacional de Avaliação dos Estudantes (Enade) voltada aos concluintes do curso de Medicina no Brasil. O desempenho dos estudantes no Enamed poderá ser utilizado para o acesso a programas de residência médica, por meio do Exame Nacional de Residência (Enare).

Além de analisar a formação médica, o Exame tem como metas contribuir para a melhoria dos cursos, aperfeiçoar os processos de seleção para a residência médica, fortalecer o SUS e promover maior unificação e transparência, a partir de um modelo padronizado de avaliação em nível nacional.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir