O piso salarial nacional dos professores terá um aumento de 5,4% em Fortaleza, conforme medida provisória assinada nesta quarta-feira (21/01) pelo presidente Lula (PT). Com a atualização, o valor mínimo da categoria sobe de R$ 4.867,77 para R$ 5.130,63, representando um ganho real de 1,5% acima da inflação medida pelo INPC de 2025.

De acordo com o prefeito Evandro Leitão (PT), mais de 14 mil professores da rede municipal, entre efetivos e substitutos, serão beneficiados pelo reajuste. A proposta será encaminhada à Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) e, após aprovação, terá efeito retroativo à data-base de 1º de janeiro.
Como foi feito o cálculo?
A nova forma de cálculo do piso garante que os reajustes anuais nunca fiquem abaixo da inflação. Pela regra, o valor será atualizado somando o INPC do ano anterior e 50% da média da variação percentual da receita real vinculada às contribuições de estados, Distrito Federal e municípios ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
A revisão do aumento ocorreu após críticas à proposta anterior, que previa apenas 0,37% de reajuste. A mudança foi resultado de negociações entre o Ministério da Educação, entidades representativas e governos locais. A portaria com a atualização será assinada pelo ministro da Educação, Camilo Santana.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


